sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Pausa Para Um Lanche



Em 2009 estava eu fazendo meu caminho de volta pra casa de minha mãe, isso daria mais de uma hora de caminhada, mas como era domingo e eu não tinha trabalhado então resolvi ir caminhando. Todo domingo é meu dia de lazer com as crianças da aldeia. Na verdade nem chega a ser lazer no sentido de diversão, pois o que elas mais gostam e ficam contando os dias da semana para que chegue logo esse dia, é o fato de que eu levo creme de cabelo e xampu para lavar a cabeça. A brincadeira no início começou tímida, pois muitos tinham vergonha, mas com o tempo a fila foi aumentando e hoje é só diversão. Mas isso é conversa para outra hora. O que quero deixar registrado é que ao final de um dia de domingo eu já descendo a estrada com um sol ainda forte me deparei com umas crianças que estavam depois da porteira já fora da reserva, era uma curva acentuada para a esquerda de quem ia descendo. Eles estavam ali sentados fazendo um lanche antes de encarar a subida. Eram cinco. Eu ao passar os cumprimentei e não dei mais que dois passos e me chamaram para fazer parte com eles no lanche. Não pude fazer desfeita, então voltei e sem cerimônia sentei e comi lá um pouco do salgadinho que eles comiam. Quando um índio te oferece alguma coisa, não se pode recusar, ainda mais sendo eles os meus amigos. Ficamos ali fazendo hora e jogando conversa fora. Eles pareciam não contar o passar das horas pois nada parecia ter algum motivo para pressa. Eu fiquei também sem contar o tempo e me desliguei do relógio. O barulho da mata e da cachoeira ao fundo era convidativo para um momento de total desligamento da rotina do dia a dia.































Depois de quase uma hora, decidi caminhar mais um pouco e eles também, ali a noite caía bem mais cedo por causa das montanhas, então me despedi deles e parti. Ainda teria muito pra caminhar e eles também.


Guilherme JaberPostado por Guilherme Jaber

Neste blog mostro um pouco de meu trabalho voluntário que faço na Aldeia de Brackuy em Angra dos Reis com índios da etnia Guarani Mibia. Meu trabalho consiste em ensinar a eles maneiras alternativas de construção de moradias sem agredir o meio ambiente. Para mais detalhes sobre esse trabalho... Entre em Contato

Obrigado


1 Responses So Far:

Unknown disse...

Excelente companhia para estar: crianças! espertas,amáveis e muito inteligentes, sem contar a pureza de alma e coração!! Perfeita companhia para o lanche!! Um grande beijo para esses pequenos!

Postar um comentário